Os 10 alimentos mais estranhos do Japão


As delícias gastronômicas do Japão evoluíram através de séculos de mudanças sociais, políticas e económicas. Os chefs da região são famosos por sua cozinha de fusão, penteando pratos de todo o mundo com seu próprio toque culinário. Essa ênfase na inovação e originalidade levou a uma confusão de criações novas, interessantes e francamente estranhas. Como você verá nesta lista, os japoneses certamente aderem à escola de pensamento "tente tudo de uma vez" em termos de comida.



10. Esperma de Peixe ( Shirako )


Crédito da foto: thetimes.co.uk


shirako é na verdade o saco de esperma cheio de líquido de um peixe. Embora o saco seja mais frequentemente extraído do bacalhau, às vezes é retirado de salmão, baiacu e tamboril.

Shirako é servido em uma variedade de formatos. Os chefs são conhecidos por fritar o aparelho reprodutor em massa, refogar ou colocá-lo em uma panela quente. Para os clientes mais exigentes, shirako é frequentemente servido cru com cebolinha, alho-poró e molho cítrico.



9. Kare Donatsu


Crédito da foto: toyofuku-curry.com


kare donatsu é um donut frito cheio de curry.

Inspirada na receita do kare donatsu, a empresa japonesa de confeitaria Tirol decidiu lançar outra criação bizarra de curry - chocolates de curry. Esses petiscos, chamados Kare Pan Tirol, têm interior de chocolate, curry e pão crocante.

Na década de 1930, um comerciante japonês provou arroz de curry a bordo de um navio a vapor com destino à Europa. Ao voltar, ele começou a vender uma versão acessível do prato em sua loja de departamentos de Osaka. Foi um sucesso instantâneo e levou a casas de curry aparecendo em todo o Japão.



8. Lula



A lula dançarina ( katsu ika odori-don ) é uma iguaria japonesa e uma sensação viral. Como o nome sugere, a lula serve como um bobo da corte acrobático para os frequentadores de restaurantes. Mergulhar o cefalópode no molho de soja leva a uma resposta elétrica nos membros da criatura. Mais especificamente, é o sal no molho de soja que faz com que os tentáculos se espancem, fazendo parecer que a lula ainda está viva.

Como a lula é recém-morta, grande parte do tecido ainda está funcional. O cloreto de sódio no molho desencadeia potenciais de ação nos neurônios sensoriais dos tentáculos. 



7. Shiro-uo (Gobies de Gelo)


Foto via Wikimedia

Aqui está outro pedaço de cozinha "dançando". Ao contrário da lula dançante, no entanto, essas criaturas do mar às vezes estão vivas quando consumidas. Shiro-uo são pequenos peixes translúcidos. Quando colocados na boca, dizem que eles fazem a dança do odorigui .

De maneira mais geral, a palavra japonesa odorigui refere-se a comer frutos do mar que ainda estão em movimento. Isso pode ocorrer quando a criatura está viva (por exemplo, shiro-uo ) ou morta (por exemplo, katsu ika odori-don ). Mais comumente, porém, o shiro-uo é consumido quando está imóvel e morto.


6. Vespas, abelhas e suas larvas


Crédito da foto: libertyruth.com


Em algum lugar do Japão está um homem perseguindo uma vespa que balança a bandeira. Esses “caçadores de vespas” colocam pequenos pedaços de carne nas encostas florestadas do centro do Japão, esperando que os insectos carnívoros levem um pedaço de volta ao ninho. Na carne está uma pequena bandeira branca que permite aos caçadores rastrear a vespa no ar.

Uma vez localizado o ninho, o grupo incapacita as vespas usando fumaça. Partes do ninho rico em larvas são retiradas e usadas na culinária japonesa. É até possível comprar latas de larvas de vespas em lojas e pacotes de larvas de abelhas em máquinas de venda automática.

Os caçadores procuram ninhos do zangão gigante asiático (também conhecido como assassino de iaques) usando uma técnica semelhante. As poderosas vespas adultas são atraídas para um grande recipiente de álcool shochu e deixadas para fermentar. O resultado final é um suco de vespas inebriante, repleto de vitamina C e proteínas. Enquanto isso, as larvas são colhidas do ninho e usadas em uma variedade de pratos, incluindo aperitivos, caldos e tempura.



5. Melancias quadradas



A fruta quadrada foi originalmente concebida como uma solução elegante para problemas de empilhamento e refrigeração. Aparentemente, os japoneses pensavam que as melancias tradicionais eram difíceis de empilhar e ocupavam muito espaço nos refrigeradores.

Os agricultores cultivavam as melancias em gaiolas quadradas de vidro, moldando-as para uma forma mais prática. As dimensões dos recipientes de vidro correspondiam estreitamente às das unidades de refrigeração.

Infelizmente, as melancias quadradas nunca tiveram apelo de massa. As frutas quadradas eram muito mais caras que as melancias tradicionais e, uma vez colhidas, demoravam mais para amadurecer. No geral, o processo de moldagem diminuiu a qualidade do produto. Como resultado, as melancias quadradas agora são vendidas como itens decorativos, custando centenas de dólares cada.


4. Gelado de novidade



Uma das atrações mais populares de Tóquio é a Namja Town, da Namco, lar da agora extinta Ice Cream City. Pequenas barracas de gelado e sobremesa foram montadas após o fechamento do museu. No entanto, em seu auge, Ice Cream City era conhecida por suas ofertas de tinta de lula, molho de soja, ostra, barbatana de tubarão, cerveja e gelado com sabor de whisky.

Todo ano, o Japão celebra o "Dia do gelado". Em 9 de maio, em Saitama, os aficionados por gelado comemoram o dia experimentando 100 sabores diferentes. Algumas das receitas mais incomuns incluem caranguejo, enguia e polvo.



3. Caviar verde (também conhecido como uvas do mar)


Crédito da foto: ayustety


O "caviar verde" ( umi budou ) é na verdade um tipo de alga marinha. Crescidas nas águas rasas da ilha de Okinawa, situada no sul do Japão, as algas formam cachos de esferas verdes.

A comida é tipicamente consumida crua em saladas, juntamente com o molho ponzu à base de citros. As esferas têm uma textura viscosa e estouram na boca para liberar um sabor levemente salgado.



2. Horumon


Crédito da foto: Anzai Keisuke


Horumon (“coisas para descartar”) é uma viand pós-Segunda Guerra Mundial que envolve cozinhar miudezas e tripas. É considerada uma refeição barata e da classe trabalhadora e é encontrada em todos os restaurantes da região de Kansai, em Honshu.

O prato utiliza carne bovina ou suína e pode incluir esôfago, intestino, rim, fígado, reto e estômago. Enquanto essas peças costumam ser espetadas e grelhadas ( horumonyaki ), muitos preferem fritar a carne em massa ( horumon tempura), fritar com macarrão ou cozinhá-la em uma panela quente ( horumon nabe ).

Essa curiosa variedade de órgãos também é adicionada aos ensopados ( motsunabe ). A carne de porco ou miudezas é cozida em uma sopa junto com repolho, alho, soja e macarrão.



1. Tartaruga


Crédito da foto: medium.com


Suppon ( Pelodiscus sinensis ) é um prato asiático caro. A popularidade do prato talvez decorra de alegações infundadas de que a tartaruga de casca mole proporciona maior energia, força e virilidade. O extrato de óleo Suppon é vendido até como um tratamento não comprovado para a disfunção erétil.

Durante a preparação, o pescoço da tartaruga é cortado enquanto o animal ainda está vivo. Isso permite que o chef colete o sangue. O corpo do réptil é cortado em pedaços e cozido num nabe panela para produzir um vegetal-e- suppon caldo. Pratos alternativos incorporam a carne rica em colágeno em caldos de frutos do mar, batatas fritas e ramens.

Comentários