O que é a Carne Tomahawk?
Mais conhecido como “a carne dos Flintstones”, a carne lembra o formato de um machado utilizado por índios norte-americanos, chamado Tomahawk.Seu formato impressiona pela beleza e possui um dos cortes mais fáceis deserem identificados, pois exibe o osso da costela que mede até 30cm. Por essemotivo, é possível extrair apenas quatro peças por animal. A mesma é retiradada parte dianteira do lombo do boi. A carne tomahawk é formada pelo filé da costela (ancho) e é extremamentedeliciosa possuindo uma suculência fantástica. O osso, além de seresteticamente bonito, contribui muito com o sabor, deixando a carne com seurequinte particular. A dica é não exagerar no sal durante o preparo, para que acarne não perca o seu sabor marcante. Muito famosa em steakhousesamericanas, a carne é produzida de animais de raças britânicas e selecionadaem maciez, tamanho e suculência.
O Tomahawk pode ser feito na churrasqueira, grelha ou até no forno (experimente selar na frigideira antes). Evite colocar muito sal para não tirar o sabor marcante da carne. Uma pitada de pimenta do reino é bem vinda. Deixe descansar antes de servir para o calor do osso terminar de se espalhar e o suco da carne se espalhar. Depois, corte primeiro “descolando” a carne do osso e depois fatie perpendicularmente à linha que se encontrava o osso.
Para harmonizar, a sugestão é a mesma do prime rib: vinhos mais encorpados e tânicos, um Malbec vai muito bem! Para a turma da cerveja, uma India Pale Ale, a querídissima IPA faz uma ótima combinação! Obs.: na foto optamos por uma cerveja mais leve para acompanhar o calor de 40ºC, mas não é a mais indicada.
Comentários
Enviar um comentário