10 Escândalos alimentares estranhos e fascinantes


Nem todo escândalo de comida gira em torno de um lote de geléia mofada ou alguns hambúrgueres mal cozidos. Eles podem variar de eventos divertidos até histórias de negligência aterrorizante.

E, às vezes, eles são muito, muito estranhos.



10. Carne Que Brilha no Escuro





Em 2005, os australianos ficaram alarmados com um fenômeno muito estranho em suas geladeiras: suas costeletas de porco eram mais luminosas que as luzes da geladeira. A carne literalmente brilhava no escuro.

Os habitantes locais entraram em pânico compreensivelmente, chegando a suspeitar de contaminação radioativa no suprimento de carne do continente. No entanto, as autoridades rapidamente apontaram que o brilho misterioso da carne é causado por uma bactéria simples e inofensiva. Mas enquanto eles estavam tecnicamente corretos, isso ainda não significava que a carne era boa para comer.

A bactéria em questão é chamada Pseudomonas fluorescens. Embora não cause intoxicação alimentar por si só, só está presente em grandes quantidades quando a carne não foi armazenada em uma temperatura adequada.



9. Pimenta da lama




Na província chinesa de Guangdong, onde um mercado foi apanhado vendendo pimenta preta e pimenta branca que não eram o que deveriam ser. A pimenta branca era feita de farinha e a pimenta preta era simplesmente lama moída.

Quando o vendedor foi confrontado com o fato de que suas especiarias não eram especiarias (ou, no caso de sua pimenta preta, nem mesmo comestíveis), ele não conseguiu entender o problema. Afinal, seus produtos não matariam ninguém.



8. Água açucarada vendida como suco de maçã





Em 1981, a Beech-Nut Nutrition Corporation começou a vender sumo de maçã que era  100% falsificado. Em busca de melhores lucros, eles criaram uma receita 20% mais barata do que o sumo de maçã comum, a bebida era apenas água açucarada colorida com xarope para dar sabor, mas era comercializada como sumo de maçã 100%.

A empresa enviou sua versão única do sumo de maçã para vários países por 14 meses antes de serem apanhados e levados à justiça.



7. Ovos Falsos





Os ovos são um item alimentar que parece impossível de falsificar. O processo de fabricação é o mais orgânico possível. No entanto, a indústria alimentar chinesa conseguiu fazer o impossível. Uma mistura de resina, amido, coagulante e pigmentos compõe a clara e a gema, moldadas em um ovo perfeito com um molde. Em seguida, o "ovo" é mergulhado em um amálgama de parafina, pó de gesso e carbonato de cálcio para criar sua casca. Esses ovos completamente artificiais são rápidos de fabricar (uma pessoa pode produzir até 1.500 em um dia), bonitos de se ver, baratos e absolutamente inúteis em valor nutricional.


6. Colorau com chumbo




Colorau não é um tempero caro, mesmo assim, na Áustria certas pessoas obscuras decidiram torná-lo um pouco mais económico, atando-o com tinta à base de chumbo.

Quando dezenas de pessoas começaram a adoecer e algumas até morreram, um processo maciço de amostragem encontrou até 5,8% de todo o colorau na área afetada e foi contaminado com tinta à base de chumbo. Embora a situação já tenha sido esclarecida, o governo reconhece que a reputação do colorau pode ter sofrido um duro golpe e continua a controlar o negócio do colorau com mão de ferro.



5. Cereais irradiados





Durante as décadas de 1940 e 1950, os Estados Unidos colocaram muito foco no aproveitamento do poder do átomo. Todo o país estava determinado a descobrir os prós e os contras radioativos da energia nuclear.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a empresa de alimentos Quaker Oats também estavam interessados ​​em participar. Então eles começaram a dar cereais radioativos para crianças em idade escolar.

Em um esforço para ver o que pequenas quantidades de irradiação causariam a uma criança, as crianças foram alimentadas com cereais radioativos por longos períodos de tempo.


4. Rato ou cordeiro?




Alguns produtores chineses de carne começaram a vender carne de rato como cordeiro, e não usavam apenas carne de rato, raposas e vários outros animais que não haviam sido submetidos a qualquer inspeção acabavam cobertos de gelatina, pigmento vermelho e nitratos, apenas para serem vendidos como carne de carneiro principal.

Em pouco tempo, as pessoas ficaram desconfiadas e as autoridades chinesas decidiram que tinham que fazer alguma coisa, acabando assim com o esquema da carne de rato.



3. Síndrome do óleo tóxico





Em 1981, a Espanha encontrou uma nova e estranha doença, uma infecção pulmonar que parecia resistir a antibióticos. 600 pessoas morreram antes que as autoridades de saúde conseguissem localizar a causa: óleo contaminado.

Um fabricante vendeu óleo de colza venenoso de nível industrial (que é tão seguro para consumo humano quanto o óleo de motor) a vendedores ambulantes, que o venderam ao público como azeite de azeitona.



2. Melancias explosivas





Se existe algo que a comida não deve fazer,  é "explodir". Claro, se há um lugar onde isso de alguma forma acontece, esse lugar é a China.

Talvez o mais estranho escândalo alimentar que a China tenha visto aconteceu em 2011, quando as melancias da província de Jiangtsu começaram a explodir subitamente. As explosões variaram de simples rachaduras e rachaduras a explosões cheias, como granadas.

Os agricultores da área estavam usando um produto químico chamado forclorfenuron para aumentar suas colheitas. No entanto, eles ignoraram o fato de que as melancias são extremamente sensíveis a esses impulsionadores do crescimento. Como resultado, seu crescimento se tornou tão rápido que foi literalmente explosivo.



1. Carne Radioativa





Em 2011 o Japão sofreu uma catástrofe nuclear causada por um tsunami que atingiu a área de Fukushima.

A catástrofe de Fukushima foi uma série de falhas maciças em equipamentos e colapsos nucleares que liberaram quantidades perturbadoras de materiais radioativos, e  pelo menos 500 vacas contaminadas pela radioatividade foram abatidas e vendidas antes que pudesse ser impedida a sua venda.

A radioatividade na carne em si não é tão alta, então os funcionários dizem que ela não deve apresentar nenhum problema de saúde imediato ao público. No entanto, as pessoas apontaram que os efeitos a longo prazo do césio radioativo ingerido são completamente desconhecidos.

Comentários