10 Alimentos que comemos que podem levar à intoxicação ou morte


Acreditamos que os ingredientes encontrados nos supermercados nunca podem ser prejudiciais.

A verdade é que comemos muitos produtos comuns em nossas vidas diárias que podem levar a envenenamento ou até a morte. Aqui estão 10 desses alimentos e especiarias surpreendentes.



10. Canela




Canela vem em duas formas: "regular" e "verdadeiro". Ceilão é canela “verdadeira” e cássia é a alternativa “regular” vendida pela maioria das mercearias. O Ceilão é geralmente mais caro, então a maioria das pessoas come a alternativa à cássia. Embora a canela tenha muitos benefícios, também pode ser um fator que contribui para certos problemas de saúde.

Por exemplo, a canela cassia contém um composto chamado cumarina. Pequenas doses não são prejudiciais e podem até produzir benefícios à saúde. Porém, estudos com cumarina mostraram que a ingestão substancial pode levar a um aumento no risco de cancro e outros problemas hepáticos.



9. Cogumelos




Variando de super barato a ultra caro, esses pequenos fungos são encontrados em uma infinidade de pratos. De um modo geral, quanto mais fresco, melhor - porque ninguém quer comer um cogumelo viscoso e mofado.

No entanto, de vez em quando, esses pedaços saborosos podem ficar muito tempo embrulhados em plástico quebrado ou enlatados de maneira inadequada. O resultado é nada menos que mofo na pele e nas bactérias botulínicas .

O botulinum é uma neurotoxina que impede o sistema nervoso de reagir corretamente. Também conhecida como Botox, essa toxina é frequentemente usada em procedimentos cosméticos. Embora pequenas doses e injeções geralmente não sejam tóxicas, uma grande ingestão de cogumelos armazenados ou conservados de forma inadequada pode levar à paralisia muscular e dificuldade em respirar.



8. Batatas




Normalmente descartamos um tom esverdeado nas batatas como clorofila devido à exposição. No entanto, os consumidores devem ser cautelosos. Essa coloração também pode indicar sinais de danos que podem significar um aumento nos níveis perigosos de um glicoalcalóide tóxico chamado solanina.

Em alimentos como batatas, o teor de solanina raramente é um problema. Mas se altos níveis dessa toxina são ingeridos de uma só vez, pode ser prejudicial ao organismo.



7. Noz-moscada




Noz-moscada contém miristicina. Doses substanciais tornam a miristicina mortal quando ingerida. As sobredosagens dessa toxina podem contribuir para muitos efeitos colaterais desagradáveis, também conhecidos como envenenamento agudo de noz-moscada. Os sintomas podem incluir alucinações, sonolência, delírio e até inconsciência.



6. Brotos de alfafa




Estas pequenas verduras saborosas são frequentemente adicionadas a saladas, sopas e até hambúrgueres. Para muitos nutricionistas, os brotos de alfafa também fazem suas listas de "superalimentos". No entanto, comê-los crus levantou algumas preocupações com a saúde, a preocupação mais significativa com os brotos de alfafa é que eles contêm uma toxina chamada L-canavanina.

Esse aminoácido não proteico ocorre naturalmente em muitas espécies de plantas para fornecer uma defesa contra insetos. Mas também causa respostas severas em pessoas auto-imunes comprometidas.

Estudos em animais com tendências auto-imunes mostraram que o consumo de vegetais contendo L-canavanina causou um aumento nas crises condicionais. Algumas pessoas até descobriram que isso é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças específicas como o lúpus.



5. Mandioca




As pessoas comem mandioca de muitas formas diferentes. Infelizmente, ele contém uma toxina mortal conhecida como linamarin. Poucas pessoas percebem que a mandioca é fatal se inadequadamente preparada.

Linamarin é como açúcar em sua composição e estrutura. Quando a mandioca é ingerida em bruto, o corpo humano converte a linamarina no cianeto de veneno mortal. As empresas químicas usam o cianeto para criar fertilizantes, pesticidas e fumigantes, e até foi usado como uma arma química potente.

Quando preparado corretamente, o cianeto não está mais presente na raiz da mandioca. Se não for adequadamente cozida, uma refeição de mandioca pode se transformar em uma história com um final infeliz.



4. Mangas




A planta da manga faz parte de um gênero que pertence à família Anacardiaceae. Amoras, castanha de caju e manga estão todos nessa categoria de delícias. Infelizmente, sumac e hera venenosa também são membros.

Algumas plantas da família Anacardiaceae produzem uma substância conhecida como urushiol - a substância branca e pegajosa que escorre da casca da manga. As alergias ao urushiol não são um problema para a maioria da população, mas qualquer pessoa com sensibilidade a ela surgirá em uma erupção cutânea semelhante a uma bolha.

Muitas pessoas experimentam apenas esses problemas, conhecidos como coceira na manga, ao lidar com a pele da fruta. Ao usar luvas ao descascar, esses efeitos são facilmente evitáveis. Para aqueles com hipersensibilidade, o contato com a casca e folhas pode levar a erupções cutâneas e até a choques anafiláticos. Se você sentir sintomas de coceira na manga, evite lidar com a pele e comer demais esse tratamento cru e saboroso no futuro.



3. Batatas doces




Embora a batata doce contenha muitas vitaminas e nutrientes, os consumidores precisam ter cuidado com os riscos potenciais à saúde decorrentes do crescimento de fungos.

Devido a muitos fatores diferentes de armazenamento e idade, o mofo pode crescer na pele da batata-doce. Este molde específico pode causar hepatotoxicidade quando ingerido. A mortalidade do mofo da batata-doce foi descoberta principalmente devido aos rebanhos bovinos. Em mais de um caso relatado, detalhes vieram de que os bovinos estavam enfrentando problemas respiratórios desconhecidos. Essas questões acabaram remontando à batata doce mofada. Este crescimento tóxico de fungos também é inseguro para o consumo humano.



2. Feijão vermelho




O feijão contém fito-hemaglutinina, uma toxina natural encontrada em muitas leguminosas. A quantidade de lectina encontrada nesses alimentos não é muito tóxica, mas é mais alta no feijão vermelho cru.

O cozimento e a imersão decompõem esta lectina, mas ainda está presente se as leguminosas estiverem mal cozidas. Um punhado de feijões mal cozidos pode induzir uma reação e causar intoxicação alimentar.



1. Codorniz




As codornizes não apresentam problemas potencialmente prejudiciais, no entanto, o que pode causar problemas é exatamente o que esses pássaros estão comendo.

Codornizes são pequenas aves que consomem sementes, vários grãos e insetos. Durante a migração, eles se deslocam pelo país e adicionam outras variedades de alimentos à dieta - incluindo a cicuta, uma planta com um alto nível de toxicidade para a maioria dos animais. Codornizez mostram resistência à planta e parecem comê-la sem efeitos adversos. Infelizmente, os humanos não compartilham essa característica, como resultado, o envenenamento por codorna (também conhecido como coturnismo) ocorre quando uma pessoa come uma ou mais dessas aves contaminadas.

Se a codorniz contaminada é consumida em pequenas quantidades, uma pessoa pode experimentar nada mais do que indigestão.

No entanto, os poucos infelizes que consomem muito das aves contaminadas podem sofrer danos permanentes no sistema nervoso e em outras partes do corpo. Na pior das hipóteses, o coturnismo pode levar ao coma e até à morte.

Comentários